Categories Menu

Postado por em 19 dezembro, 2014 em Artigos Alimentação | 2 comments

Emagrecimento Saudável

Emagrecimento Saudável

Obesidade é um dos grandes maus do século. O excesso de peso é um problema que afeta muita mais que a estética, é uma forma da natureza mostrar que algo está errado!

O que me ajudou eu quero compartilhar! Quando eu precisei emagrecer eu pesquisei muito, testei muita coisa e desenvolvi um método para emagrecer sem passar horas fazendo exercícios e sem passar fome com dietas malucas!

Foi preciso iniciar com mudanças! A primeira mudança é no pensamento! Respire fundo e  Abra a sua mente! Se você está acima do peso, isso é um sinal, seu corpo está te mostrando com todas as letras que algo está muito errado com sua saúde física e emocional! Não adianta ficar pulando de dieta em dieta… o Ser Humano precisa ser visto de forma integral, compreender-se para transformar-se! Vou abordar aqui o emagrecimento do ponto de vista bioquímico (físico), emocional, energético e espiritual.

Compartilho aqui 11 páginas, o capítulo inteiro sobre emagrecimento do livro sobre Alimentação Saudável que eu lançarei em breve.

Está longo mesmo, mas não tem jeito, o ser humano precisa ser compreendido em sua totalidade!

 

Os 10 Passos para o Emagrecimento Saudável:

 

1º Passo: Você acha que está “gorda ou gordo” mas provavelmente esteja apenas inchada e inflamada por dento e por fora!

Parece loucura, mas não é não! A maioria das pessoas que aprendem o que se deve ou não comer, milagrosamente passam pelo o que eu chamo de:

“O milagre da evaporação”!

Isso aconteceu comigo, parei de comer coisas alergênicas (que dão uma alergia inflamatória no organismo) e simplesmente vi o excesso de peso evaporando rapidamente, eu pensava que era gordura, mas não era, era um problema de saúde: inflamação e inchaço…

Na prática os alimentos que dão inflamação para a maioria das pessoas:

– farinha de trigo (glúten)

– leite de vaca e derivados em adultos

– Se observe e perceba a reação de tudo o que você come em você e poderá descobrir coisas que te dão alergia. Acione seu AutoConhecimento, se observe!

Fazer experiência e ver a sua reação, eu te convido para um desafio de ficar 30 dias sem comer nada que contenha farinha de trigo e laticínios e depois você me conta… Você vai ficar impressionado!

O sal industrializado deixa as pessoas inchadas. Substitua imediatamente o sal industrializado pelo sal marinho natural e granulado.

 

2º Passo: Desintoxicação

Com o corpo intoxicado, o metabolismo não consegue funcionar direito. Pense em um ralo entupido… fica tudo acumulado! No corpo é igual!

São muitos os recursos naturais, para desintoxicar o corpo: Tomar suco de clorofila em jejum de manhã, consumir inhame com frequência, fazer lavagem intestinal anualmente, usar clorela (orgânica, não pode ser as vindas do japão com radioatividade), usar plantas depurativas em forma de tintura, fazer jejuns detox, tomar água morna com limão de manhã em jejum, tomar o vinagre vivo e terapêutico de maçã (não é o comum de mercado).

Com a poluição do ar, da água, da terra, das emoções negativas, e dos alimentos industrializados é de fundamental importância fazer procedimentos de desintoxicação no mínimo 1 vez ao ano e ter hábitos diários de uso contínuo como o suco de clorifila. No processo do emagrecimento saudável a desintoxicação é praticamente obrigatória! Se você está com dificuldade de perder peso precisará fazer uma desintoxicação.

 

3º: Passo: Nutrir o corpo, pois corpo nutrido não sofre de compulsão por doce. Ao longo do dia você precisa ter alimentos com as 7 cores. As vitaminas e nutrientes são coloridos, certifique-se sempre de que as 3 principais refeições tenham cores. Começar o dia com um suco verde é fantástico para nutrir o corpo e evitar compulsões. Comer de 3 em 3 horas é fundamental para manter-se nutrido e evitar compulsões. Tomar água com frequência (de hora em hora ao menos um gole) é bem importante também. Dormir bem é fundamental para a nutrição completa do organismo.

Uma vez acionando o prazer pela vida além do paladar tudo ficará mais fácil.

Eu não estou falando que você deve parar de comer coisas gostosas, do contrário! Eu mesma adoro cozinhar coisas gostosas e deliciar depois. A questão é que agora eu não sou mais dependente e nem viciada em açúcar! Temos que explorar os paladares diversificados que a natureza oferece.

 

4º Passo: Acabando com a Ansiedade: Como eu já passei pelo vício de açúcar e já sofri de ansiedade eu sei que agora tudo deve parecer difícil pra você, mas te digo que tem solução para tudo!

E para te ajudar nesse ponto crítico da ansiedade eu coloque disponível no site saudesemlimites.com.br alguns relaxamentos que vão te ajudar bastante a superar a ansiedade. Pratique toda noite antes de dormir, além de superar a ansiedade vai melhorar a qualidade do sono.

 

5º Passo: Atividade Física: Eu como professora de Educação Física, tendo a família toda de professores de educação física passei toda uma vida pensando que para emagrecer seria necessário passar horas na esteira, depois fazer musculação e tudo isso fazendo regime…

Parece sem sentido, mas isso NÃO É NECESSÁRIO! Eu vou repetir: PARA EMAGRECER, NÃO É NECESSÁRIO PASSAR HORAS NA MUSCULAÇÃO E NA ESTEIRA E NÃO É NECESSÁRIO PASSAR FOME!

Basta saber que tipo de atividade física dá resultados para emagrecimento e que tipo de alimento devemos ou não comer!

Então faça sim uma atividade física regularmente para manter seu metabolismo e sua saúde. O corpo humano não foi projetado para ser sedentário, então faça sim alguma atividade física regularmente, MAS ESCOLHA ALGUMA ATIVIDADE QUE SEJA PRAZEIROSA PARA VOCÊ!  Não pague penitencia se exercitando, sinta prazer!

Nessa etapa inicial encontre em alguma atividade legal pra você. Provavelmente com a alimentação saudável você já vai emagrecer o que precisa. Depois se precisar de atividade física específica que emagreça, com pouco tempo de exercício e com resultados rápidos, fique tranquilo que eu vou te ensinar!

Mas por hora preocupe-se em sentir prazer fazendo a vida pulsar em uma atividade que você goste. Se sentir feliz Vai dar muito mais resultado.

 

6º Passo: Você tem fome de que?

Comer compulsivamente do ponto de vista emocional é algo que acontece quando há um vazio emocional que precisa ser preenchido. Quando se descobre o que é que falta emocionalmente não existe mais a necessidade de preencher a falta emocional com comida.

 

7º Passo: Vai ser se organizar, se agendar com atividades que te tragam prazeres nos 5 sentidos:

O prazer pela visão, visualizando coisas bonitas, paisagens da natureza, obras de arte. Na alimentação traga cores e beleza para montar os pratos.

O prazer pela audição escutando músicas bonitas, que tragam mensagens especiais e melodias sofisticadas.

O Prazer pelo olfato, saboreando os perfumes das flores e acrescentando condimentos e temperos cheirosos na alimentação. Experimente cravo, canela, cardamomo, semente de baunilha, orégano, manjericão, manjerona, alecrim, tomilho, enfim traga os perfumes da natureza para você!

O prazer pelo tato: se comunique com seu corpo, sinta seu corpo, faça massagem, namore…

As atividades artísticas são ótimas para dar prazer ao corpo e a mente, na minha opinião atividade artística deveria ser obrigatório: dance, cante, faça cerâmica, etc.

Espiritualmente podemos sentir o prazer de estar de bem com a vida.Trabalhar profissionalmente com algo que se ame ajuda muito, pois é uma forma de colocar em prática sua missão de vida e de sentir prazer trabalhando!

Se os 5 sentidos não tem fonte saldável de prazer, vão descarregar na comida!

 

8º Passo: Vamos desmascarar o Açúcar

Açúcar é um veneno, é uma droga, é um vício!

É necessário se “desviciar”

Existem 2 tipos de vícios: por dependência química e por dependência psicológica.

Eu já fui dependente química e psicológica do açúcar.

Hoje o açúcar não faz a mínima falta na minha vida!

O açúcar realmente engorda bastante.  Alguns alimentos tem a mesma reação “engordante” do açúcar no corpo: excesso de frutas, milho, farinha de trigo. Então se precisar perder gordura não coma açúcar, nem milho e derivados e coma frutas com atenção. Coma não mais que 3 frutas por dia e somente frutas da época.

Temos 5 sentidos e pra quem acredita em intuição, temos 6 sentidos. Todos para desfrutar a vida e sentir prazer. Por que é que focamos nossa fonte de prazeres apenas no paladar? Certamente porque não estamos desfrutando de prazerem com os outros sentidos! Se a sua única fonte de prazer na vida é comer, algo está muito errado. Mas fique tranquilo, você não está só nesse barco, isso é muito comum hoje em dia.

 

9º Passo: Desviciar o paladar!

A grande maioria das pessoas está com os sensores do paladar viciados em muito doce, muito sal e muito realçador de sabor articifial (glutamato monossódico que deixa as coisas gostosas artificialmente e é bem cancerígeno!)

Bem, para aniquilar o vício no açúcar eu te proponho o desafio de passar 30 dias sem comer açúcar, farinha de trigo e batata inglesa. Todos são carboidratos de altíssimo índice glicêmico e geram picos de insulina muito fortes e esse processo metabólico é que desencadeia o armazenamento de gordura corporal. Sem pico de insulina não tem armazenamento de gordura corporal! O fato é que essa resposta fisiológica te deixa viciado em açúcar. Quanto mais tem mais quê e a bola de neve engordativa não para mais!

Eu conseguí, e tenho certeza que você também consegue!

Isso além de limpar seu corpo e te desviciar vai também te emagrecer e muito.

Lembre-se de não comer coisas que tenham açúcar como bolos, chocolates, sucos de fruta artificiais, refrigerantes, etc.

Acabe com o refrigerante na sua vida… para recuperar seu sangue após 1 copo de refrigerante você precisa tomas mais de 30 copos de água pura e alcalina… Impossível né! Então por favor não cave a sua própria cova!

Mas voltando ao assunto da pauta:

Faça isso por você! Livre-se desse vício que prejudica a sua vida, sua saúde, bem estar e beleza!

Foque nos outras prazeres da vida, e depois de 30 dias você será uma pessoa livre!

 

10º Passo: Gordura como Formas de Proteção

Se pergunte se emocionalmente você está se protegendo de algo…

O excesso de peso, do ponto de vista emocional é também uma forma de proteção, uma armadura bem nítida e evidente que o corpo expressa para mostrar que a pessoa está precisando se proteger de alguma emoção reprimida, alguma emoção não processada.

Pode ser também uma proteção bioquímica de toxinas, pois as toxinas se armazenam no tecido adiposo que é a “gordura”, então se o organismo está muito intoxicado, como proteção para os venenos não irem para os órgãos vitais, o corpo deposita as coisas toxicas junto com a gordura corporal, por isso técnicas naturais de desintoxicação são muito bem vindas!

 

Aterrar para não Pesar

Do ponto de vista energético o aumento de peso acontece quando a pessoa não está “Aterrada”, o corpo fica mais pesado para ser auxiliado pela força da gravidade a ter mais “pé no chão”, consciência com a realidade, ou seja quando falta conexão com a terra, com o presente, com as coisas práticas da vida. Uma boa sugestão é pisar descalço na terra e observar como melhorar no aspecto de lidar com a vida prática, com as tarefas do dia a dia. Você está “fugindo” da realidade? Você está fugindo das coisas que precisa fazer?

A partir de agora: pé no chão e mão na massa!

 

11º Passo: Hormônios

Muitas pessoas começam a ganhar peso sem parar pois estão com algum desequilíbrio hormonal, principalmente se o aumento de peso aparece com acne. Verifique com um Iridólogo ou endocrinologista se suas glândulas e hormônios estão ok.

Resultados esperados ao seguir esses 10 passos:

MUITO PROVAVELMENTE AO SE LIVRAR DO GLÚTEN, DA LACTOSE E DO AÇÚCAR, AO NUTRIR SEU ORGANISMO ADEQUADAMENTE e equilibrar-se emocionalmente relaxando, você passará pelo “milagre da evaporação” e retomará seu peso adequado sem ter que fazer regimes. Tenha isso como um estilo de vida consciente, isso não é mais uma dieta milagrosa, NÃO! Isso é se alimentar sem cavar a sua própria cova, isso é entender o que te faz mal e evitar. Isso é um estilo de vida. Eu mantenho esse estilo de vida e como bem e bastante, sem contar calorias, sem me preocupar com quantidades, comendo gorduras (gorduras saudáveis) a vontade e mantenho o peso tranquilamente.

Mas basta deslizar com glúten ou lactose que no dia seguinte eu já acordo inflamada com a sensação visual de ter engordado alguns kilos, é incrível!

Então o que eu tenho para te apresentar é um estilo de vida alimentar saudável, sustentável, concreto, que dá resultados na balança e no espelho.

Faça seu laboratório por 30 dias e veja todo o seu processo de desinchar, desinflamar e afinar.

Você vai gostar tanto do resultado que vai adotar esse estilo de vida.

Se após 90 dias sem glúten, lactose e açúcar você ainda não estiver retornado totalmente ao seu peso ideal, aí sim será necessário dosar quantidades. Mas você vai ter que regular apenas a quantidade de carboidratos. Jamais parar de comer carboidratos pois são fundamentais para o sistema nervoso e cérebro, mas dosá-los.

Esse ponto é também simples: manerar nos pães, bolos, roscas, biscoitos MESMO OS SEM GLÚTEN.

Gorduras saudáveis e proteínas você poderá comer sem se preocupar com as quantidades, caso sua necessidades seja emagrecer. Cuidado com o excesso de proteínas para o bom funcionamento do fígado e dos rins.

 

Entendendo o metabolismo que engorda:

O que faz “engordar” é o Pico de insulina no sangue causado por carboidratos, que são alimentos com alto índice glicêmico (ex: açúcar, farinha de trigo, batata inglesa em primeiro lugar)

Vou disponibilizar uma tabela de alimentos com alto índice glicêmico para você saber direitinho o que deverá evitar.

Então significa que o que faz engordar são os Carboidratos. Por favor não pare de comer carboidratos, pois o corpo precisa deles, mas use os carboidratos de forma inteligente, prefira as frutas e verduras de baixo índice glicêmico pois além evitarem altos picos de insulina eles tem nutrientes, vitaminas e fibras.

Fique tranquilo pois eu vou disponibilizar essa lista completa de alimentos que você deve dar preferência!

Bem, então por mais absurdo que pareça, Gorduras e proteínas NÃO ENGORDAM!

Isso mesmo gorduras e proteínas não geram pico de insulina, então não são revertidos em gordura corporal no organismo…

Claro que não vá sair por aí comendo gorduras ruins: margarina, gordura vegetal hidrogenada, óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol e canola! Essas gorduras fazem mal para o coração e para o peso.

Mas coma a vontade abacate, coco, castanhas, nozes, amêndoas, e até mesmo gorduras de porco! Parece absurdo, mas não é não.

Proteínas escolha as de sua preferência, desde que seja de boa procedência.

Experimente trocar os carboidratos de alto índice glicêmico (farinha de trigo e açúcares) por gorduras e proteínas “boas” e veja seu corpo secando você mesmo! Esse é o principal segredo metabólico do emagrecimento.

Olha existem pessoas e organizações interessadas em manter pessoas doentes e sem qualidade de vida, pois viver do problema alheio dá dinheiro…

Se o que a mídia prega por aí fosse verdade, não existiria epidemia de obesidade, de diabetes e etc…

Abra a sua mente, experimente algo diferente para ter resultados diferentes! E aprenda a sentir o que é que serve para você!

Na Tabela alimentos com baixo índice glicêmico você vai saber o que comer e o que não comer, não precisa se preocupar em quantidade de comida ou contagem de calorias, simplesmente saiba o que comer e o que não comer. Sabendo isso, não precisa ficar horas malhando em academias ou horas na esteira.

Como a ingestão de carboidratos é a principal falha na alimentação das pessoas eu foquei em te ensinar principalmente opções saudáveis de carboidratos nos vídeos anteriores.

 

Recaptulando e Resumindo:

  • Elimine os alimentos inflamatórios (glúten, lactose e sal industrializado) e Elimine o que te dá alergia, pra isso se observe.
  • Desintoxique seu corpo
  • Nutra-se adequadamente e elimine a compulsão
  • Aprenda a Relaxar e se livre da ansiedade
  • Pratique uma atividade física prazerosa regularmente
  • Você tem fome emocional do que?
  • Faça Arte e Tenha uma vida prazerosa em todos os sentidos
  • Desapegue do Açúcar
  • Desvicie-se
  • Pé no chão e mão na massa por você!
  • Verifique com um Iridólogo ou endocrinologista se há alguma disfunção hormonal.

Com isso seu organismo estará limpo, e é bem provável que com essas atitudes você já consiga “emagrecer” tudo o que precisa e rapidamente, e sem passar fome, sem contar calorias, sem se preocupar com quantidades pois já vai desinchar e desinflamar sabendo apenas escolher a qualidade do que come.

 

Se precisar de mais Ajuda para Emagrecer:

Se dessa limpa ainda houver excesso de peso aí é necessário prestar mais atenção na ingestão de carboidratos e praticar atividade física específica.

E eu vou te ensinar isso.

 

Prestando mais atenção na ingestão de carboidratos – Para emagrecer

Se após 90 dias sem glúten, lactose e açúcar você ainda não estiver retornado totalmente ao seu peso ideal, aí sim será necessário dosar quantidades. Mas você vai ter que regular apenas a quantidade de carboidratos. Jamais parar de comer carboidratos pois são fundamentais para o sistema nervoso e cérebro.

Esse ponto é também simples: apenas manerar nos pães, bolos, roscas, biscoitos MESMO OS SEM GLÚTEN.

Gorduras saudáveis e proteínas você poderá comer sem se preocupar com as quantidades.

Depois chegar ao seu peso ideal pode voltara a comer as massas sem glúten mais livremente. Comer as massas sem glúten moderadamente não emagrece, mas também não engorda! Mas esse tema pode ser um empurrãozinho final para eliminar os últimos kilos necessários.

Então mantenha comendo carboidratos de baixo índice glicêmico (frutas, verduras e raízes moderadamente) e evite os pães, bolos e batata inglesa mesmo os sem glúten.

Evite muita frutose também se precisar emagrecer. Não deixe de comer frutas, mas prefira as de baixo índice glicêmico e frutas da época moderadamente.

Pois a frutose no sangue reage como açúcar: alto índice glicêmico, pico de insulina e acúmulo de gordura corporal.

 

Atividade Física específica para emagrecer:

Para emagrecer com mais facilidade você pode ter um treino com exercícios de bastante intensidade e curta duração. Por exemplo 15 minutos 3 x por semana praticando exercícios bem intensos no que diz respeito de exercitar com a frequência cardíaca alta (70 a 85% da frequência máxima).

Mas para isso é necessário ter algum condicionamento físico prévio como uma adaptação de segurança.

Exemplo de condicionamento físico para adaptação:

Primeira Etapa: Fazer caminhada moderada 3 x por semana por 30 dias.

Segunda Etapa: Caminhar bem rápido, o mais rápido que puder 25 minutos 3 x por semana por 30 dias.

Terceira Etapa: Alternar

– 1 vez por semana corrida intensa intervalada  com

– Vídeo de Exercícios Intervalados de Alta Intensidade que eu postarei em breve nas redes sociais Congresso Saúde sem Limites.

 

Última Opção:

Se após toda a reformulação alimentar de com um novo estilo de vida, com atividade física e relaxamento, se com tudo isso você ainda não conseguir então sugiro que dê alguma atenção especial para seu emocional. Pratique Yoga diariamente para ter o equilíbrio emocional que está faltando e me avise que eu posso te indicar um acompanhamento de psicologia específico para o emagrecimento.

 

Conte Comigo!

Eu quero ver a sua vida transformada também! Conte comigo para colocar tudo isso em prática.

2 Comments

  1. Portugal
    Castelo Branco, 08-03-2015.

    Caríssima Senhora,
    Quero informá-la de que tudo aquilo que escreve no seu blog, esta certíssimo, é justamente aquilo que Eu há muito venho fazendo e aconselhando.,

    Note já tive 95,0 Kg e hoje o meu peso anda entre os 74,0 e os 78,0 Qg,

    Informo.a de que já tenho 77 anos e em 15 anos constipei-me 2 vezes, sempre que tomei a vacina contra a gripe.

    Os meus medicamentos são a boa alimentação, de baixo índice glicémico,
    e o Azeite de expressão a frio, utilizado com sabedoria nas saladas e nas sopas somente depois de retirar a panela do fogão.

    O azeite deve ser preferido o de cor amarelo Ouro, e não o azeite de cor verde,
    e produzido por expressão a frio e na moagem da azeitona e extracção do sumo da azeitona com um decantei e , não por métodos mecânico que terminem por após fazer a extracção da massa da azeitona do seu sumo, acabe por ser tratado em banhos de agua quente para separar , do sumo do azeite. as impurezas das cascas ou pior ainda que seja tratado por hidrogenação

    Informo-a de que sou produtor de azeite em portugal de qualidade Super-extra-virgem de expressão a frio, de 0,2 a 0,5 décimas e acides., um alimento muito alcalino..

    Termino por hoje agradecendo-lhe todas as suas informações
    Atenciosamente,
    José Luís Belo.

    • Olá José Luiz
      Obrigada por compartilhar conosco informações tão importantes para a saúde, pois azeite de boa qualidade é um remédio natural maravilhoso e saboroso! Abraços,
      Naiana.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 19 =