Categories Menu

Postado por em 22 maio, 2015 em Sem categoria | 2 comments

Cromoterapia

Cromoterapia

Cromoterapia é a cura através das cores. Cada uma das cores tem uma frequência diferente e atua no corpo e na mente humana de forma diferente. As cores frias em geral são calmantes (azul, verde). As cores quentes em geral são estimulantes (amarelo, laranja e vermelho). O Sistema humano é também composto por frequência de cores, então é de fundamental importância alimentar as cores no ser humano. Isso pode ser feito com concentração nas cores de forma mental, pela exposição física do corpo a luzes coloridas, tomando água solarizada, usando roupas coloridas e se alimentando com alimentos crus e coloridos. Para fazer a água solarizada coloque água pura dentro de recipientes de vidro e deixe no sol por 2 horas no mínimo e depois beba a água.

Vou agora descrever o significado de saúde e cura de cada uma das cores:

Violeta: É anti-inflamatório natural, desinfeccionante natural. Favorece a concentração e a meditação. A cromoterapia do violeta é usada para curar neuroses, moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga.É a cor da transmutação de energias, ou seja da transformação para melhor. Tranquilizante do sistema nervoso simpático, calmante do coração, purificador do sangue, beneficia o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal.

Azul Índigo (Anil): Cor relaxante. Traz Calma, serenidade, delicadeza, gentileza e sabedoria. Cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Faz bem para todo sistema reprodutor e urinário. Tranquiliza e pacifica a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.  Estimula a intuição. A cromoterapia do azul índigo é usada no tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Atua no sistema nervoso central. Ajuda na prosperidade e nas finanças.

Azul Claro: Cor Relaxante e calmante, traz paz e quietude. Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo. Indicado para todas as disfunções de excesso de agitação. Azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anticépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório. Por ser uma cor muito fria a cromoterapia do azul não deve ser usada em casos de depressão, friagem, hipotermia, resfriados e cansaço.

Verde: Favorece a bondade, a generosidade, o perdão e a renovação. Faz bem para o fígado e vesícula biliar. O verde é a cor da saúde, da cura e da paz. Bom para vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer. Faz bem ao coração e à pressão sanguínea. Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia. Acalma e descongestiona. A cromoterapia do verde deve ser feita com moderação.

Amarelo: É uma cor estimulante. Traz harmonia, equilíbrio e centramento. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático favorecendo dinamismo, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Faz bem ao baço, pâncreas e estômago. Combate a preguiça dos órgãos e sistemas do corpo, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a imunidade. Bom para o autocontrole e o otimismo. A cromoterapia do amarelo é usada para os casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes. USAR BALANCEANDO COM AZUL se a pessoa estiver agitada, com  insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

Laranja: Cor Estimulante. Melhora o sistema respiratório e a fixação de cálcio, indicado para ossos fracos e osteoporose. Ajuda a remover repressões e inibições. Traz otimismo. Aumenta o tônus sexual. Antiespasmódico natural (relaxante muscular) por isso alivia cãibras e dores musculares vindas de tensão e estresse. Deixa a mente  propicia a novas idéias. A cromoterapia do laranjada é usada para curar problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras nas articulações e problemas respiratórios. Pessoas com insônia e agitação DEVEM BALANCEAR COM O AZUL.

Vermelho: Cor estimulante. Favorece o amor universal e a alegria interna. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade. Cura depressão e o cansaço. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. A cromoterapia do vermelho é usada para curar casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão. Pessoa agitada, ansiosa, com insônia, febre alta e hipertensão PRECISA BALANCEAR O USO DO VERMELHO COM O AZUL.

Branco: Traz coragem, respeito e dignidade. É a união de todas as cores e representa o equilíbrio das frequências coloridas. Energiza todo o corpo. faz bem para o sistema respiratório e pele.

Rosa: Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo. Frequência de  vibração do amor, e o desejo de prazer. Realça a beleza feminina. Desintoxica os centros nervosos, tonifica e vitaliza os nervos, favorece a circulação de todas as cores. Representa o equilíbrio perfeito entre o amor e o sexo.

Como Balancear o uso das cores quentes: Quando a pessoa está agitada, ansiosa, com nervosismo, com insônia, excitação mental, gastrite ou diarreia. O uso das cores quentes: amarelo, laranjado e vermelho precisa ser feito com balanceamento intercalando com o azul. Assim a pessoa poderá receber os benefícios específico da cor quente sem ter excessos.

Exemplo: AZUL (5 MIN) + COR QUENTE (5 MIN) + AZUL (2 MIN)

 

 

 

2 Comments

  1. Muito bom o texto. obrigada por compartilhar

  2. Adoro a cromoterapia, tento usar em tudo que posso, pra relaxar, durante o banho, na escolha da roupa e tudo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *